domingo, 6 de outubro de 2013

Sábado à tarde: um encontro, um livro e uns snacks



A minha experiência já me mostrou, inúmeras vezes, que podemos construir relações de empatia com outras pessoas, mesmo quando não as conhecemos de forma presencial. Por outro lado, as expectativas  que se criam sobre o outro, quando apenas o conhecemos no espaço virtual, suscitam essa vontade de ir ao encontro de alguém. Foi por isso que no último sábado planifiquei o meu dia de forma a poder participar numa sessão da Laranjinha, do blog Cinco Quartos de Laranja, que se realizou na Biblioteca Municipal de Algés. Das bloggers portuguesas já conhecia a Babette e a Mar a que acrescento agora a Isabel Zibaia Rafael.

A Isabel começou por falar da experiência como blogger e da evolução do projecto. Destaque para o lançamento do livro - Cozinha para Dias Felizes, que justificou de forma directa esta sessão. Comprei-o e posso dizer que é um excelente livro de cozinha com histórias.  Uma das receitas do livro - salada de quinoa vermelha com batata doce, foi a escolhida para ser preparada no momento. Posso dizer que a salada estava muito boa e que já estou a juntar ingredientes para a preparar em casa. Mas paralelamente ao livro também nos foi oferecido um exemplar de uma revista feminina onde a Isabel participa com receitas. Foi desse exemplar que eu retirei a receita dos snacks que aparecem na fotografia. Rápidos de fazer e de comer. Companhia certa para um livro de acção que nos entusiasma logo de início. A cada virar de página a mão procurava a taça dos snacks. E assim foi até só encontrar o fundo liso da cerâmica. Criou-se uma espécie de dependência passageira entre leitura e sancks. Quanto ao livro a leitura contínua e parece que terá seguimento em outro livro a ser publicado.

Aqui fica a receita dos snaks:

175 g de farinha de trigo sem fermento
30 g de queijo parmesão ralado
6 g de sal
20 g de sementes de sésamo brancas
20 g de sementes de sésamo pretas
20 dl de água

Juntam-se os ingredientes. No meu caso, talvez devido à qualidade da farinha que utilizei, não foi necessário usar os 20 dl de água. Usei uma quantidade inferior. A massa foi depois estendida numa superfície enfarinhada e cortados pequenos círculos que foram colocados num tabuleiro forrado com papel vegetal. Depois coloquei-os no forno previamente aquecido cerca de 10 a 15 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário