quinta-feira, 16 de maio de 2013

Massa fresca


Sempre há uma razão para optar por uma receita e não por outra. Há as mais óbvias e as menos. Neste caso, enquadro-a nas primeiras. No meu aniversário ofereceram-me uma máquina para estender e cortar massa. Desde esse dia já foi usada várias vezes, mas mesmo assim acho que ainda estou a fazer os primeiros ensaios. Aliás, estão a correr bem. Isso anima-me a procurar outros desafios.

Foi assim que um dia destes me apeteceu comer canelones. Tinha sobrado um resto de perna de peru assada, que transformei num recheio bastante acebolado. Quanto à massa contínuo a seguir "O Livro das Técnicas Culinárias - Gordon Blue", o qual indica como receita básica para uma massa de ovos as seguintes quantidades:

- 300 g de farinha
- 3 ovos grandes ligeiramente batidos
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de azeite

No que se refere à técnica esta envolve várias fases. Primeiro coloca-se a farinha sobre o balcão da cozinha, abrindo um buraco no centro onde se colocam os outros ingredientes. Numa segunda fase começam-se a misturar os ingredientes líquidos a partir do centro. Sempre com o cuidado de ir aproximando a farinha do centro e não deixar a parte liquida. É um processo lente a requerer paciência. Mistura-se bem de preferência com a ajuda de um objecto plano de metal ou outro material. A massa deverá ficar húmida mas sem pegar à mesa. Caso seja necessário acrescenta-se um pouco de farinha. Numa terceira começa-se a amassar prendendo um dos lado e empurrando o outro para a frente com a base das mãos. Deve ser massada até ficar lisa e elástica (10 a 15 minutos). Cobre-se a bola de massa com uma taça virada ao contrário e deixa-se descansar durante 1 hora.

Neste caso fiz um molho béchamel com margarina liquida e leite magro que coloquei um pouco na parte debaixo de um tabuleiro de pirex. Seguiram-se os canelones, um frasco de molho de tomate bio e o resto da molho béchamel. Terminei polvilhando com queijo ralado. Foi ao forno 20 minutos. E ficou divinal ...

4 comentários:

  1. Queria tanto, mas tanto uma máquina dessas, mas não sei onde encontrar :/

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz mas deve ser uma delicia.
    Ficou uma refeição deliciosa
    bj

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa

    Esta máquina, como referi foi-me oferecida, mas sei que foi comprada numa drogaria. Das antigas. Que têm de tudo um pouco. Da minha pouca experiência acho que convém ser pesada. Há algumas mais baratas, que são muito leves. O que não é bom quando se está a estender a massa.

    bjs

    f

    ResponderEliminar
  4. Olá São

    Talvez por ter feito a massa estes canelones souberam-me muito bem.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar