quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Côcos de camarão



Muitas vezes quando se tiram as fotografias já estamos cansada e apressadas, porque chegou a hora da refeição e há que chamar família e amigos. Depois fica-se com pena de não ter tido mais cuidado. Bastava um pouco mais de tempo e teríamos conseguido um ângulo melhor.

Senti isso com as fotografias destes côcos de camarão que são sem sombra de dúvidas a melhor receita de entrada/peixe que consigo fazer. Dão um pouco de trabalho, por isso não os faço com frequência. A receita herdei-a da minha mãe, juntamente com uma caixa cheia de côcos partidos ao meio que são depois revestidos de alface antes de se lhes colocar o creme no interior.  Foi sempre um prato feito em ocasiões especiais, por isso achei que os deveria fazer para o almoço de Ano Novo.

Para a sua preparação precisamos de:

 1 kg de camarão cru
100 g de manteiga
1/2 l de leite de côco
1/2 kg de tomate maduro
1 colher de sopa de natas
sal q.b.
piri-piri
louro

Começa-se por cozer o camarão em água com bastante sal durante 5 minutos. . Deixam-se arrefecer um pouco dentro de água e depois descascam-se. À parte, juntam-se as cabeças e cascas a 1/2 litro de leite de côco.

Num outro tacho leva-se ao lume uma cebola grande picada e 100 g de manteiga. Tapa-se o tacho e deixa-se a cebola amolecer. Junta-se depois o tomate sem pele e sem grainhas, cortado aos bocadinhos, uma folha de louro e o piri-piri. Deixa-se cozinhar durante 15 minutos. A seguir adiciona-se a este molho as cascas de camarão com o leite de côco e deixa-se ferver mais 10 minutos. Durante este período devem calcar-se as cascas e as cabeças com uma colher de pau para libertarem todos os sucos.

Passa-se então pelo passe-vite esta mistura, para obter um molho a que se juntam os camarões. Esta parte é a mais cansativa, mas o passe vite contínua a ser o instrumento ideal para este processo. Adiciona-se uma colher de natas e caso seja necessário podemos engrossar o molho com um pouco de farinha de amido desfeita previamente em leite. O creme deverá ter uma consistência espessa a ser servido quente em metades de côco forradas com alface. A minha mãe gostava ainda de colocar os côcos dentro de uma espécie de flor feita de repolho roxo. Para terminar posso apenas dizer que o sabor concentrado e aveludado é fantástico. Nota: esta dose dá cerca de 6 côcos.

4 comentários:

  1. Isto deve ser verdadeiramente delicioso!....
    Além de que visualmente é lindo. Não podia ter começado melhor esse jantar especial ;)
    Um ano feliz, Fa.
    Que aconteçam coisas boas.
    Babette

    ResponderEliminar
  2. São muito bons. O sabor é tão intenso que basta comer apenas um pouco. Acho que foi a segunda vez que fiz estes côcos, mas ajudei muitas vezes a prepará-los.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  3. A sério que parece mesmo irresistível. A fotografia, apesar das suas objecções, desperta mesmo:) E é uma receita da sua mãe. Apetecia ter côcos em casa, só para poder fazer de imediato. Não pode ser hoje, mas será, certamente. Hei-de lembrar-me de si. da sua mãe em si. A comida pode ser um pequeno milagre.

    Um beijo de bom fim-de-semana, Fa.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Como diz, há comidas que ajudam a apaziguar e são capazes de recriar momentos de ternura. Nestas festas servi-me dessa estratégia. Fiquei cansada, mas obtive um enorme prazer e uma paz que poucos compreenderão.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar