segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Caril de frango com arroz de cardamomo



Não é um mero acaso o facto da fotografia do arroz surgir em primeiro lugar, e, só depois, aparecer o prato principal. Existe uma justificação simples. Ando a atravessar uma fase de paixão por arroz, thai ou  basmati, aromatizado com cardamomo. Esta especiaria confere ao arroz um sabor suave, que liga muito bem com pratos de caril e mesmo com outro tipo de refeições.


Neste caso, o arroz foi feito na panela eléctrica, cujo fundo untei previamente com azeite. Depois juntei uma chávena de arroz bem lavado e 2 chávenas de água. A seguir, adicionei cerca de 6 a 8 cardamomos esmagados com o cabo de uma faca de cozinha, assim como um pouco de sal. Mexi e liguei a panela. Passado 10 a 15 minutos senti um click a indicar que estava pronto.

Quanto à receita de caril corresponde a uma versão simplificada da que aprendi com a Babette. Tomei como base um refogado feito com 2 cebolas picadas e um pouco de azeite ao qual juntei uma lata pequena de tomate aos bocados. Quando o molho estava com um aspecto mais ou menos homogéneo adicionei 2 colheres de chá cheias de caril e algumas folhas de "caril" desidratadas, que compro na loja gourmet de produtos asiáticos (Saldanha - Lisboa). Seguiu-se a adição do frango cortado aos cubos e de um pouco de água. Apenas o suficiente para cobrir o frango. Este último aspecto é importante, caso a água seja em excesso obtemos um prato sem grande sabor. Quase que me esquecia de referir o sal! Deixei ferver 15 minutos, tempo suficiente para cozer o frango e deixar o molho ficar mais concentrado.



9 comentários:

  1. Parece apetitoso , amo frango , boa semana para vc até mais

    ResponderEliminar
  2. adoro tudo que leva caril parece estar uma maravilha adorei a cor mt bonita bjs

    ResponderEliminar
  3. Adoro frango com caril mas por acaso há muito que não faço.
    O seu ficou excelente,fiquei curiosa com o arroz com cardamomo, vou ter que fazer pois estou aqui super curiosa...
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Alessandra. Também lhe desejo uma boa semana.
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar
  5. Cara Isa,

    Obrigada pelo comentário. Também gosto destas cores fortes e da mistura do amarelo com rosa intenso e azuis. Neste caso, são individuais de origem indiana que comprei há alguns anos. Gosto muito do padrão.

    Um bj

    Fa

    ResponderEliminar
  6. Esse arroz despertou-me a curiosidade...sou muita arrozeira ;)
    O caril é agora a nossa versão, querida Fa!!!
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  7. Olá Fa:

    Ultimamente ando com uma vontade de caril que tenho procurado amenizar. Fiz uma versão só com legumes e soube bem. E esta sua possibilidade com frango e um arroz aromático parece indicar que vou ter de repetir a tal vontade de caril:)
    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Olá Babette

    Aconselho-a a experimentar. Fica muito bom.
    Quanto ao caril eu fazia-o de uma outra forma forma, foi com a Babette que comecei a utilizar o tomate. O molho fica excelente.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  9. Olá Mar

    Acho que também vai aderir a este arroz aromatizado de cardamomo. É muito suave e liga bem com o caril.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar