quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Caldeirada simples


Todas as receitas, ou melhor todos as preparações culinárias, isto porque algumas não têm origem em receitas, têm atrás uma pequena história ou um desejo mesmo que singelo. Neste caso, trata-se da lembrança de uma espécie de caldeirada, de confecção muito simplificada, que a minha mãe fazia com frequência e cuja origem era a minha avó paterna. Esta é uma nuance importante para a receita, porque quando em Ílhavo se pensa em caldeirada surge para além da tradicional a célebre caldeirada de enguias. No caso deste preparado ele aproxima-se mais da segunda versão.

Assim, comecei por fazer um refogado de azeite com 2 cebolas grandes picadas a que juntei duas folhas de louro e alguns grãos de pimenta da Jamaica. Juntei também 4 alhos picados. Quando a cebola começou a lourar adicionei um copo de vinha branco maduro, água suficiente para cobrir umas quantas batatas cortadas em rodelas grossas, 1/2 colher de chá de açafrão das Índias e uma pitada de filamentos de açafrão (oriundos da Tunísia). Temperei de sal e deixei ferver. Quando as batatas estavam quase cozidas adicionei duas postas de pescada (grossas) já temperadas de sal. Deixei cozer mais 8 a 10 minutos e servi de seguida.

4 comentários:

  1. Há muito que não faço pois o meu filho resmunga sempre.
    Gostei desta ,ficou com muito bom aspecto.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Comida que conforta. De tacho. Que não dá muito trabalho e que começa logo a deixar adivinhar as coisas boas a haver. Uma boa sugestão, esta. Faz-me lembrar a minha Tia Beca. E isso é grato. Uma memória grata de chegar a casa dela e haver algo semelhante à sua caldeirada.

    Um beijo de bom fim-de-semana, querida Fa.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá São
    A grande diferença é que esta não leva nem tomate, nem pimentos. Por isso o sabor é muito diferente.
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar
  4. Olá Mar,
    Este é o exemplo do tipo de receitas que por serem tão fáceis nunca aparecem em livros de cozinha. No meu caso (familiar) era usada em alternativa ou peixe cozido simples.
    Um beijo
    Fa

    ResponderEliminar