sábado, 17 de setembro de 2011

Strudel de frango e massa

Provavelmente estarão a pensar que as férias me deixaram preguiçosa. Talvez tenham alguma razão. Mas elas foram também um momento de reflexão sobre a melhor forma de gerir o meu tempo. Procurar ter períodos de descanso que evitem fases de cansaço grande, as quais são pouco produtivas. Procurarei seguir o princípio que quem não sabe descansar também não é bom trabalhor. Na sequência destas reflexões, adequadas ao início de um novo ciclo lectivo, passei todo o princípio da semana a procurar organizar o tempo e a completar tarefas. Só no final é que comecei a cozinhar. Contudo, este strudel e a entrada que se segue ainda são do período antes das férias.

Esta receita de strudel salgado é uma das minhas preferidas. A massa fica sempre bem e faz-se depressa. Depois é uma boa forma de aproveitar restos. Neste caso, para o recheio utilizei dois bifes de frango já cozinhados que coloquei na picadora com uns talos de salsa. Depois adicionei-lhe um frasco de molho de tomate, sobras de massa (pene), dois ovos e um pacote pequeno de queijo parmesão. No final verifiquei o sal.

Massa: 300 g de farinha, 80 g e margarina derretida, 1 ovo inteiro, água e sal q.b. Depois de amassados os ingredientes deixa-se descansar 20 a 30 minutos.

Coloquei o recheio sobre o rectângulo de massa e fechei com se fosse um envelope. Pincelei com gema de ovo e levei ao forno cerca de 20 minutos juntamente com duas espigas de milho. A acompanhar servi couves pak-choi com cogumelos.

6 comentários:

  1. ESSE STRUDEL DE FRANGO FICOU BEM TENTADOR..UMA VERDADEIRA DELICIA.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Dificilmente me ocorreria esta possibilidade, minha Fa. Um bom aspecto, tudo. Adorei a última fotografia. Quase que me soube a casa. E sabe, hoje muito particularmente. Por ter sido tão cheio, o meu dia. Sem parar. Por mais que se seja gestora de tempo, parece que falta sempre qualquer coisa. Antecipo o jantar. Antecipo as coisas que devem estar para o dia seguinte. Passo a vida a tentar antecipar o que posso e às vezes parece só insuficiente. Já disse que me teria sabido muito bem esta sua comida reconfortante?:)

    Um beijo de final de dia a correr:) A tempo de vir lê-la.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá, Fa. Não sabia que existiam strudels salgados :) É daquelas receitas que apetece experimentar. Da próxima vez que tiver aproveitamentos de frango, esta receita é uma forte candidata. Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá São,
    É uma receita que faço com frequência.
    um bj
    Fa

    ResponderEliminar
  5. Olá Mar,

    Há dias assim. Em que não conseguimos colocar ordem nos acontecimentos. As prioridades desfazem-se num ápice e é necessário voltar em encontrar um ponto que permita regressar à continuidade e isso só acontece muitas vezes quando nos sentamos à mesa para comer uma refeição reconfortante, com calma e tempo.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilidia,

    A massa é muito boa. Esta receita foi recolhida, já há muitos anos, num programa de cozinha italiano.

    Normalmente viro o rolo e faço mesmo alguns enfeites com o resto da massa. Pode dar um strudel muito bonito. Também o faço com batatas cozidas aos quadrados, cenouras, etc., salmão cozido, ... Nestes casos gosto de acompanhar com molho de tomate.

    Esta quantidade de massa dá um strudel enorme.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar