terça-feira, 2 de agosto de 2011

Jantar no restaurante da Quinta do Encontro (Bairrada)

Enquanto estive de férias na Curia fui experimentar o restaurante da Quinta do Encontro o qual está ligado a um projecto de enoturismo. Tinha como referências os factos de por um lado ser um restaurante inserido no meio da vinha, em plena Bairrada, aliado a um projecto arquitectónico bastante interessante, bem como a um menu de autor da responsabilidade do Chefe Vitor Sobral.

A opção foi pelo jantar e por um menu de degustação (Branco e Negro). Começaram por nos oferecer uma entrada constituída por uma salada de cogumelos, bacon e pimentos vermelhos, que se fez acompanhar com um quenelle de mousse de azeitona e uma sopa fria de meloa polvilhada com presunto tostado moído.

Seguiu-se um creme de abóbora e laranja. Começou por ser apresentado o prato com o fundo coberto por um gomo e laranja sem pele, filamentos de bacon, lâminas de salmão fumado e uma emulsão de coentros. Este ingredientes foram depois banhado pelo creme de abóbora que chegou à mesa dentro e um pequeno bule. Como comentário só posso dizer que estava excelente e inspirador.

Como prato de peixe foram-nos servidos uns camarões grelhados com redução de caril verde e emulsão de coentros, acompanhados tiras finas de ananás grelhado, temperadas com vinagre balsâmico.
Quanto ao prato de carne este foi constituído por bochechas de porco assadas sobre uma cama de creme de cogumelos espessos que limitava um outro creme de abóbora. A carne foi acompanhadas com umas batatas fritas às rodelas que foi talvez a parte menos conseguida da refeição.
Por último, chegou a sobremesa. Soufflé de manga com gengibre, salpicado de canela, acompanhado de um gelado de chocolate negro. Tudo isto foi servido com vinhos produzidos nas quintas da empresa, escolhidos em função de cada prato.

Será certamente um lugar para regressar em outras estadias na Bairrada.

4 comentários:

  1. Olá Fa!
    Que reportagem inspiradora. Apetece de facto, ir.
    Por aqui ainda estamos em férias, apesar do tempo este ano andar a pregar muitas partidas!
    Espero que esteja tudo bem.
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Olá Babette,

    Só descobri este local já depois do nosso encontro. Também teria sido uma boa opção em termos gastronómicos.
    Acho que o tempo vai melhorar e ainda vai ter uns bons dias de praia.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  3. Olá minha Fa:

    Estive aqui há alguns anos. Na refeição inaugural, a convite de um amigo da Dão Sul. Recordo-me de ter gostado muito. E de ter sido no Outono. Porque nos guardanapos havia folhas de árvores de muitas cores. Gosto que tenha ido lá. E que tenha gostado da sua refeição. E sabe outra coisa? O seu relato deu vontade de voltar à Quinta do Encontro. Ocorre-me agora que poderia ter sido outra possibilidade para o nosso encontro:)

    Um beijo da Mar. Que por estes dias anda no Andanças. A dançar muito:)

    ResponderEliminar
  4. Querida Mar,

    Também me recordei do nosso almoço e pensei que poderia ter sido uma opção, mas pensando bem prefiro o local que escolhemos. Este restaurante não permitiria que eu criasse a imagem de um filme da década de sessenta.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar