segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sardinhas recheadas com manjericão

E, porque hoje é dia de Santo António, padroeiro de Lisboa e de muitas outras cidades e instituições, é altura de comer sardinhas. Como o tempo permite (feriado em Lisboa) podemos investir um pouco mais na preparação de uma receita que é a junção de algumas reminiscência gustativas e olfactivas, que passam pelo restaurante Chico Elias de Tomar.

Neste caso, as sardinhas eram pequenas (petingas). Mero acaso, que apenas exigiu maior dose de paciência. Já antes a peixeira lhes tinha tirado as escamas e as tripas, porque o seu destino prevísivel era uma caldeirada de petingas. Depois de desviadas desse fim aquoso, foram, por mim, abertas e extirpadas da espinha central de modo a ficarem uma superfície plana. À parte, preparei uma espécie de pesto com manjericão, alho e sementes de girassol à falta de pinhões. Juntei ainda azeite e sal. Com esta pasta recheie as sardinhas e a seguir enrolei-as, espetando um palito para as segurar. Preenchido o prato salpiquei tudo com cebola roxa picada, flor-de-sal, azeite e vinagre. Por fim, polvilhei com pão ralado. Poderia ter sido também com farinha de milho. Depois, foi ao forno 15 minutos a assar a 200ºC.

10 comentários:

  1. ESSAS SARDINHAS FICARAM ÓTIMAS.
    POR AQUI AINDA ESTÃO MUITO SECAS ...NADA SABOROSAS.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ficaram tão bonitas, essas sardinhas pequeninas!
    Um bom restinho de Santo António. O meu Santo é o João ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Olá minha Fa!

    Eram mesmo o que me apetecia, as suas sardinhas. Sabe que sou relativamente incompetente neste domínio? Não faço a mínima ideia de como se devem grelhar (ou assar)as sardinhas. A minha mãe é exímia. Mas não fui uma boa aluna, creio:) No caso desta receita, seria ouro sobre azul, por não haver espinhas a atrapalhar:)

    Um beijo no dia do santo que deu nome ao meu filho. Que tenha descansado muito. E que esteja bem.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá São,

    Estas também estavam magrinhas.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana,
    Obrigada pelo comentário. a minha relação com o peixe nem sempre é pacífica. Por isso preciso de o disfraçar.
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar
  6. Olá Babette,

    O St. António permitiu aos lisboetas terem uns dias de descanso. No meu caso deu para aproveitar.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  7. Olá Mar,

    Em casa não como sradinha grelhadas por causa do cheiro. Aproveito as idas ao restaurante. Mas gosto de as comer da forma mais primitiva, em cima de uma fatia de pão.

    As flores, cujo nome desconheço, são as que estão colocadas no fundo mesa.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  8. Olá Moira,

    Obrigada pelo comentário que aqui deixou.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar