segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mini terrinas de lentilhas com lombo de porco preto

Este prato estaria mais indicado para um dia de Inverno, porém foi feito num dia chuvoso de Primavera em que me apeteceu comer algo reconfortante. Na verdade, parece muito mais "pesado" do que é na realidade. As lentilhas digerem-se facilmente e a carne utilizada tinha muito pouca gordura.

Comecei por preparar as lentilhas - Dupuy (250g), passando-as por água e colocando numa panela. Acrescentei 2 cebolas novas picadas, 3 tomates pequenos aos bocados, 2 cenouras cortadas às rodelas finas, 2 talos de aipo cortado, 5 dentes de alho em lamelas, 1 folha de louro e sal. Adicionei água e levei a ferver cerca de 20. No final temperei com um pouco de azeite. Depois dividi pelas duas terrinas, doseando a quantidade de liquido, para ficar húmido mas sem excesso.

À parte, temperei metade de um lombo de porco preto com massa de pimentão e um pouco de outra pasta picante. Passei o lombo por azeite, para ganhar uma crosta e cortei-o às fatias grossas que coloquei em cima das lentilhas. Tapei as terrinas e levei ao forno cerca de 15 minutos.

Nota: esta doses estão calculadas para 2 pessoas, mas acabaram por corresponder a 2 refeições.

8 comentários:

  1. Cara FA...
    estou toda doidona, acho que troquei aqui comentários...
    mas, pronto como acho que já comentei o porco preto digo-lhe agora que estas sandes são quase sempre uma das minhas refeições diária...só que me controlo para não ter que ir á cozinha depois procurar alguma guloseima....hehehe...vontade não me falta.
    Espero que esteja tudo bem com a sua MÃE...
    Para as duas vai daqui um beijinho com muito carinho e votos de uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. NUNCA COMI LENTILHAS, MAS JÁ ME SERVIA...
    FICOU COM UM ASPECTO DELICIOSO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Fa,
    Tenho pena que lá em casa só eu goste de lentilhas. Nem na sopa as consigo usar que há logo quem note um sabor diferente. Este prato deve ter ficado muito bom. Imagino que a combinação lentilhas/porco tenha ficado bem equilibrada.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. hum mas que belo prato, bem tudo o que fazes deixa-me agua na boca mas hoje mesm uma comida simples esta do melhor
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, Tuquinha
    Obrigada pelo seu comentário. A minha mãe tem estado bem, dentro das limitações da situação. Às vezes com uma veia espirituosa que surpreende todos, pela pertinência das afirmações que antes nunca seriam proferidas.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá, São
    As lentilhas permitem fazer pratos excelentes. Vale a pena experimentar. Em Portugal não usamos muito no preseente, mas é algo a recuperar, a meu ver.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá, Carla
    Talvez por não estarem nos nossos hábitos alimentares há muitas pessoas que rejeitam as lentilhas. Mas são uma óptima opção.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá, Moranguita
    às vezes as comidas simples podem ser as mais gustosas. Claro que poderia ter acrescentado mais uns quantos temperos, mas o emu objectivo era ter uma refeição saudável e com ar apelativo.
    bjs

    ResponderEliminar