quarta-feira, 23 de março de 2011

Biscoitos de araruta e aveia


A presença de biscoitos ou de bolachas é uma constante na minha casa. Elementos necessários para os pequenos lanches a meio da tarde, em que se complementam com uma chávena de chá. O facto de serem preparados em casa é uma forma de controlar a composição, enriquecendo-os com cereais por exemplo e evidanto excessos de açúcar ou a presença de aditivos que apenas visem a conservação. Porém quando não há tempo é necessário socorrer-me dos biscoitos comprados, neste caso existe uma leitura prévia, bastante atenta, do respectivo rótulo.

Ontem, resolvi aproveitar o facto do forno ainda estar quente na sequência do assado anterior, para fazer estes biscoitos, cuja receita aceita variações múltiplas. Por exemplo, pensei em acrescentar um pouco de azeite para ficarem mais tenros ou mesmo leite, tanto num caso como noutro teria apenas de aumentar os ingredientes secos até obter uma consistência que me permitisse formar uns biscoitos redondos. Para a massa utilizei:

- 1 chávena de chá de farinha de trigo T1050
- 1 chávena de chá de farelo de aveia integral
- 2/3 de chávena chá de farinha araruta
- 1 colher de chá de fermento
- 4 colheres de sopa de geleia de agave
- 2 ovos
- 1 colher de sobremesa de essência de amêndoa

Depois de obter uma mistura homogénea formei pequenas esferas que rolei num prato com sementes de girassol. A seguir foram ao forno num tabuleiro coberto com papel vegetal durante 10 a 12 minutos.

2 comentários:

  1. Admiro tanto a sua paciência de fada para fazer biscoitos. Já confessei que é uma das coisas a que não me dedico facilmente.
    Estes ficaram com um aspecto mesmo saudável. Ideais para as quebras a meio da manhã ou da tarde, alturas em que temos tendência para cometer erros alimentares.

    Um beijo da Mar. Ao final de um dia extenuante. Mas feliz:)

    ResponderEliminar
  2. Querida Mar,

    Adoro este tipo de bricolage culinária. Colocar a mão na massa e dividi-la em pedacinhos que depois recebem uma forma. Dar-lhes um aconchego final com uma crosta protectora de sementes que o calor do forno irá fazer sobressair.

    bjs

    ResponderEliminar