terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pernas de frango com cardos

Não me recordo se alguma vez já tinha preparado cardos. Se isso aconteceu não ficou na memória. Foi necessário consultar alguns livros para encontrar os modos habituais de confecção. Apercebi-me que necessitam de ser cozidos previamente e que depois são usados, com muita frequência, cobertos com um molho bechamel e polvilhados com queijo parmesão, indo de seguida ao forno.

A minha opção foi um pouco distinta. Depois de arranjados, o que significa retirar as partes mais fibrosas e cortá-los em bocados de cerca de 4 cm, foram cozidos em água temperada com um pouco de sal durante 30 a 40 minutos. Juntei-os então a duas pernas de frango (sem pele) e a umas batatas novas (pré-cozidas). Temperei tudo com uma mistura de especiarias marroquinas, compradas no supermercado do El Corte Inglés. Adicionei ainda uns talos de tomilho fresco e reguei com azeite. A seguir foi ao forno 40 minutos a 200 ºC.

O sabor dos cardos é excelente e justifica que muitos o considerem como uma iguaria. Infelizmente, em Portugal, temos vindo a perder o hábito de consumir estes produtos. Pela minha parte voltarei a comprá-los sempre que os encontrar à venda.

8 comentários:

  1. Boa tarde Fa,
    Fico deliciada com as novidades que aqui encontro. Nunca vi cardos á venda e nem fazia ideia que eram comestiveis. Agora fiquei curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também não tinha ideia que os cardos podiam ser uma iguaria. Mas a julgar pelas fotografias que ilustram a receita, bem posso começar a pensar em usar este ingrediente.
    Onde é que se encontram? Creio que nunca vi.

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá, Carla
    Realmente não são fáceis de encontrar em Portugal. Penso que os espanhóis são os grandes apreciadores.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, Mar
    O local ideal será o supermercado do El Corte Inglés. E também será em livro espanhóis onde vai encontrar mais receitas. Porém a referência aos cardos na alimentação já se encontra em textos clássicos romanos (Plínio o Velho). bjs

    ResponderEliminar
  5. Boa ideia! Nesta zona a muitos cardos, não sei se servem para comer. Retira-se a flor para fazer coalho para o leite.
    Gosto desta pagina dos sabores e aromas.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Caro Manuel Luis,
    Não lhe sei responder. Comprei-os no supermercado, porém eles têm um ar bastante rústico. Foi necessário arranjá-los para tirar as partes externas mais fibrosas. Em livros sobre história da alimentação na Idade Média existe referência aos cardos. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Olá Fa!
    Comi cardos alimados com bacalhau num restaurnte em S.Mansos, no Alentejo. Uma delícia!Tentei fazer,mas os cardos eram muito rijos e
    não consegui cozê-los.Agora sei que devem ser colhidos no inverno.
    Encontrei-os à venda num super em Espanha, mas são de conserva.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. No Alentejo,comem-se cardos com bacalhau, já os comprei num supermercado em Espanha,em conserva.Frescos ainda não encontrei.Em Portugal existem muitos no campo, não sei se são todos comestíveis,pois já os encontrei com flor lilás e outros com flor amarela.também não sei qual a época do ano em que são colhidosparece que deve ser no Inverno, antes de terem flor.Gostava de saber mais acerca deste assunto.

    ResponderEliminar