terça-feira, 30 de novembro de 2010

Creme de tapioca, com ruibardo e pistácios

As leitoras mais assíduas deste blogue já se aperceberam que adoro tapioca. Tenho a vantagem de ser a única com esta paixão, cá em casa, por isso sempre que faço um deste doces já sei que não irei ter concorrência e que vou comer cada um destas pérolas. Pequenos prazeres! Achei que tinha de associar aos copos de doce uma galinha de Angola que comprei da última vez que estive no Rio de Janeiro, em que tive oportunidade de experimentar algumas variações em torno deste ingrediente. Comida na rua, em mercados ou em feiras de produtos regionais, a tapioca nunca me desilude.

Para preparar estes copos comecei por ferver 1 litro de leite magro com 12 sementes de cardamomo (partidas num almofariz) e 2 hastes de citronela que abri ao meio e retirei as folhas exteriores. Deixei ferver em lume brando durante 10 minutos. Depois passei por um passador chino. Ao leite já aromatizado juntei 1 chávena de chá de tapioca (pérolas) que tinha deixado de molho durante 2 a 3 horas. Deixei ferver muito lentamente até as pérolas ficarem transparente. Este processo exige um certo cuidado porque com facilidade se queima o fundo do tacho.

À parte, tinha cozido 4 talos de ruibardo, cortados em troços de 2 a 3 cm, em água com 1 colher de sopa de geleia de agave. Na verdade, deveria ter cozido o ruibardo no forno para ele ficar mais inteiro, mas como não era muito resolvi fazê-lo ao lume. No final, passado5 a 10 minutos, escorri o ruibardo e distribui-o pelo fundo de 6 copos de vidro. Polvilhei com pistácios grosseiramente triturados e por cima coloquei o creme de tapioca. Terminei cada copo com nova camada de pistácios triturados.

2 comentários:

  1. A galinha é muito gira, mas o doce salta aos olhos.


    Bjinhos,


    Rita

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana Rita
    Não consigo deixar de associar esta galinha à tapioca ... bjs

    ResponderEliminar