sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tarte rústica de fruta da época

Hoje sucumbi completamente a uma tarte rústica que vi no blog Le Pétrin. Claro que a faço sempre com a desculpa de levar aos meus pais, mas já começou a ser comida ... As fotografias não fazem justiça à tarte. Por segurança tirei-as mesmo sem condições de iluminação adequadas, não vá acontecer que amanhã só encontre migalhas! Fiz algumas pequenas alterações em relação ao original, que não foram de modo nenhum significativas.

Para a massa utilizei:

- 250 g de farinha T55
- 125 g de manteiga (fria)
- 50 g de açúcar
- 1 colher de sopa de "natas de aveia"
- água fria q.b.
- sal refinado q.b.

Depois de obter de obter uma massa homogénea, mas sem a trabalhar muito, coloquei-a no frigorífico 30 minutos. Entretanto, misturei 50 g de amêndoa pelada e moída com 25 g de açúcar e 20 g de farinha. Misturei estes três ingredientes e reservei. A seguir descasquei e cortei aos bocados 6 ameixas vermelhas, 2 maçãs pequenas e 1 pêra. Polvilhei com canela e deixei repousar um pouco.

Em cima da mesa da cozinha coloquei uma folha de papel vegetal (para bolos) que polvilhei com farinha. Sobre esta estendi a massa com cuidado, fazendo uma circunferência. Coloquei no centro, a cerca de 20 cm do bordo a mistura da amêndoa. Esta tem como função ensopar os líquidos provenientes da fruta. Depois em cima desta mistura depositei as frutas. A seguir fiz uns cortes oblíquos na massa que sobrou livre a toda a volta da zona central e fui dobrando cada um dos bocados sobre a fruta. Pincelei a massa com gema de ovo batida e polvilhei com um pouco de açúcar. Foi ao forno, num tabuleiro grande onde passei a tarte com a ajuda do papel vegetal, cerca de 35 minutos a 200ºC, momento em que a massa ficou corada e comecei a ver os sucos da fruta a borbulharem.

3 comentários:

  1. Obrigada. Estava muito bom, mas foi feito à noite e um bocadinho à pressa. Bom resto de domingo.

    ResponderEliminar
  2. esta excelente para mim
    ha ciomia ao mu lanche
    beijinho

    ResponderEliminar