quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Crepes de trigo sarraceno recheados com arenques e iogurte grego

Esta mistura de ingredientes pode parecer muito estranha, porém tudo é explicável. Quanto ao crepes de trigo sarraceno segui, com todo o rigor, uma receita que veio este mês na revista SAVEURS. Ao contrário dos tradicionais crepes que levam bastante manteiga, neste caso trata-se apenas de farinha, de um ovo e de uma determinada quantidade de água. Quando os comecei a fazer pensei que não iriam sair bem, mas a verdade é que resultaram na perfeição, como pode ser observado nas fotografias.

Do que diz respeito ao recheio trata-se de um peixe que comecei a apreciar bastante depois de ter passado alguns períodos longos de férias na Holanda. Ao princípio, comia por achar graça ao ritual de pendurar o arenque de salmoura ao alto e abrir a boca para o comer com dentadas vorazes. Esta é uma cena muito comum nos mercados holandeses ao ar livre. A verdade é que acabei por me transformar em apreciadora, tanto dos de salmoura como dos arenques fumados. Como, em Portugal, não é um peixe habitual costumo comprá-lo em frascos no El Corte Ingles. Por isso, lembrei-me que uma boa opção de recheio seria partir dois arenques aos bocados, misturá-los com um iogurte grego magro e temperar tudo com cebolinho picado e um pouco de achar de manga, cujo sabor acabou por ser imperceptível.


As primeiras garfadas foram tímidas, mas depois aderimos completamente à combinação. Os crepes ficam com um sabor um pouco neutro, por isso conjugam-se bem com o travo forte dos arenques, e, o cebolinho é a erva ideal para temperar o iogurte. Mas depois de todas estas justificações ainda me falta referir a receita dos crepes:

- 300 g de farinha de trigo sarraceno (lojas dietéticas)
- 1 ovo
- 75 cl de água
- sal q.b.

Misturar a farinha, o sal e o ovo, juntando gradualmente a água à medida que se bate com uma vara de arame. Utilizei para fazer os crepes uma frigideira anti-aderente, onde passei um pouco de azeite entre um crepe e outro. Talvez tivesse sido um exagero, mas no fim já conseguia fazer crepes mais finos, que ficam melhor para enrolar.

1 comentário:

  1. Super interessante esse recheio, vou experimentar, pois amo as "Galettes" é simples rapido e bem saudavéis.

    ResponderEliminar