segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"Crumble" de maçãs e frutos vermelhos

Ando a atravessar uma fase de grande fundamentalismo em termos alimentares. Começo por andar com muita pouca apetência para o exercício da gulodice, o que até é bom, mas também resolvi que era altura de baixar um pouco mais o meu IMC. Espero que as minhas células agradeçam este esforço e me retribuam. Por tudo isto tenho andado a fazer uma dieta "super" saudável, embora com uns deslizes calóricos pouco recomendáveis sempre que o stress aumenta.

Um dia escreverei sobre as minhas férias estivais, que a certa altura mais pareciam aqueles filmes nos quais os protagonistas são alvo de todos os contratempos e desastres. De tão desastrosas foram que a situação até é relatada muitas vezes aos amigos de forma hilariante, porque este também é um modo de ultrapassar problemas. Talvez por tudo isto andamos numa fase muito light. Esta sobremesa é um exemplo disso.

Comecei por descascar e cortar aos bocados 4 maçãs a que juntei 1/2 caixa de frutos vermelhos congelados. Temperei esta mistura com 1 colher de sopa de xarope de ácer. À parte, preparei uma pasta com 1 chávena de farelo de aveia, 1 colher de sopa de canela, 1 colher de chá de curcuma e "natas" de aveia em quantidade suficiente para obter uma massa que espalhei sobre papel vegetal colocado já em cima de um tabuleiro. Levei ao forno cerca de 10 a 15 minutos até cozer e poder esfarelar com a mão. Depois deitei esse farelo em cima da fruta e levei ao forno 30 minutos.

Como não só à sobremesa mas também ao pequeno almoço misturada com um iogurte.

4 comentários:

  1. Ó querida Fa:
    mas que peripécias essas que lhe alteraram os planos de férias.... mas de certeza que se já consegue falar disso, pelo menos ao de leve, é porque a catarse já está a funcionar!...
    A receita está muito apetitosa...
    babette

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Fá,
    Que bela sugestão. Sou absolutamente fã de crumbles e a substituição da manteiga pelas "natas" torna-o bem saudável.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Pondo de lado todos esses contratempos, o crumble está super apetitoso...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O contraste de cores ficou bonito. Ainda tenho um resto para o meu pequeno almoço de amanhã. bjs

    ResponderEliminar