sábado, 7 de agosto de 2010

Camarões com leite de coco e baunilha

Desde que li num livro francês, oferecido pelo meu marido há pouco tempo - 1001 secrets de cuisiniers de Pascale Paolini, que a associação baunilha-crustáceos ou mesmo baunilha-salmão poderia levar os mais exigentes paladares a algum tipo de êxtase culinário, pensei logo que à primeira oportunidade experimentaria esta combinação, pouco usual para o nosso paladar, porém comum na gastronomia de outros países.

Acontece que hoje enquanto fazia horas para ir ao mercado estive a assistir a uma parte do programa da M6 Un diner presque parfait! onde também se falava desta associação. Assim, sai de casa já com o objectivo de adquirir os ingredientes necessários para preparar um prato que levasse estes dois produtos. Não segui nenhuma receita em particular, por preguiça de ir procurar.

Comecei por fazer um refogado com azeite, 1 alho francês e 1 cebola finamente picados a que juntei depois uma malagueta vermelha cortada em rodelas finas. Quando a cebola já estava "murcha" adicionei os camarões crus, que ainda estavam meio congelados, devido à minha pressa para terminar o almoço. Tapei o tacho e deixei ficar em lume muito suave. De vez em quando revolvia com uma colher de pau, para os camarões cozerem por igual. Acrescentei depois um tomate sem pele cortado aos bocados e metade de uma lata de leite de coco para onde tinha raspado o interior de uma vagem de baunilha . Esquecia-me de referir que temperei os camarões com flor-de-sal. Deixei em lume muito brando durante cerca de 10 minutos para ganhar gosto.

Ficou com bastante molho provavelmente devido ao tomate. Poderia eventualmente ter espessado este molho, mas já não tive paciência. O importante é ter gostado da combinação. Irei fazer outras tentativas, em particular com o salmão. Esquecia-me de referir que acompanhei os camarões com arroz basmati cozido em água temperada com um pouco de sal.

Sem comentários:

Enviar um comentário