segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Bolo de maçãs e nozes

Ontem, resolvi fazer um bolo para ficar cá em casa, uma vez que aqueles que faço têm habitualmente como destino a casa dos meus pais. Mas como não podia deixar de ser 1/4 do dito seguiu logo para o lanche deles.

Como estava numa daquelas fases em que não me apetecia seguir receitas, resolvi inventar e a coisa correu muito bem ... Perdoem-me a falta de modéstia neste caso, ma ficou mesmo bom! (As minhas leitoras e leitores mais habituais sabem que é com grande facilidade que descrevo os meus insucessos culinários, os quais acho que fazem parte da actividade de cozinhar) Vou então tentar reproduzir a receita com todos os detalhes:

1 chávena de chá de farinha espelta
1 chávena de chá farinha de trigo (normal)
1 chávena de chá farinha de arroz integral
1 chávena de chá de açúcar amarelo
1 colher de sobremesa de canela
1/2 chávena de chá de nozes grosseiramente picadas
1 colher de sobremesa de fermento
1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
1 iogurte magro
1/2 copo de iogurte de azeite
1 copo de iogurte de leite magro
4 maçãs descascadas e cortadas aos cubos
3 ovos

Comecei por misturar os ingredientes secos. Depois adicionei as maçãs, que tinham sido compradas no mercado biológico no sábado, e envolvi-as bem nesta mistura de produtos secos. A seguir adicionei os outros ingredientes, utilizando desta vez a embalagem vazia do iogurte como medida. Deitei a massa numa forma de silicone e enterrei por cima fatias finas de maçã com pele. Polvilhei com açúcar amarelo e levei ao forno (200ºC) por 30 minutos. Quando saiu do forno coloquei em cima de uma grelha para arrefecer e quando já estava morno polvilhei, com a ajuda de um passador de rede, de canela e depois de açúcar em pó como se fosse um pastel de Belém.


1 comentário:

  1. esta mesmo um nbolo ao meu gosto
    esta receita ficou mesmo bem ve-se na tua foto
    beijinhos

    ResponderEliminar