segunda-feira, 5 de julho de 2010

Diário de viagem - dia 6


O tema de hoje poderia ser a alimentação nas cantinas. Começo por referir que estes são locais que quase sempre evitei frequentar, apesar de no meu tempo de estudante ter frequentado uma cantina onde às vezes serviam lagostinhas com maionese. Luxos tropicais! Apesar desta experiência rara não gosto de cantinas principalmente por causa do ruído e porque me sinto numa espécie de linha de montagem de uma fábrica. Neste caso o produto final é um estômago cheio e um cérebro satisfeito, ou não! Porém, como é evidente já tenho comido muitas vezes em cantinas e hoje foi um desses dias. Um almoço vegetariano, composto por gaspacho, acelgas com batatas e terminando com melancia, que me deixou com um saldo para fazer algumas asneiras ao jantar.

A visita ao museu da Escuela de Minas da Madrid foi pretesto para o uso intensivo dos leques que nos ofereceram à chegada. Até a descida a uma mina, construída apenas com objectivos didácticos, foi apreciada pelos mais retinentes a este tipo de “aventuras” pela frescura que era possível desfrutar a poucos metros de profundidade. Claro que numa mina a sério as condições de trabalho são muito duras.


Ao jantar mantivemos a opção pela “sidreria” habitual, primeiro porque tem uma boa qualidade, fica perto do local onde estamos instalados e por último, com o calor que faz em Madrid não há energia para procurar outros espaços para “tapear”. Desta vez escolhemos uma salada de tomate, com presunto ibérico e azeitonas e uma carne grelhada que estava excepcional. Há anos que não conseguíamos comer carne de tão boa qualidade e tão bem grelhada. Aliás, começamos a receber um tratamento vip nesta “sidreria” e já nos explicam a constituição dos pratos que os outros clientes estão a comer. Se estivéssemos mais uns dias em Madrid penso que teríamos direito a uma visita guiada à cozinha … Para quem estiver interessado trata-se da Sidreria Balmori (C/ Bravo Murillo, 86). Apesar desta publicidade ainda não fomos convidados para sócios ...


Sem comentários:

Enviar um comentário