segunda-feira, 14 de junho de 2010

Gourgettes amarelas recheadas com farinheira da Guarda


As lindas courgettes amarelas que viram nas fotografias anteriores foram cortadas aos meio e recheadas com uma farinheira da Guarda. Estas farinheiras foram-me oferecidas por uma tia e confesso que durante algum tempo pensei que ela confundia farinheiras com alheiras. A verdade é que as ditas farinheiras não são nada parecidas, nem em aspecto nem em sabor com as que se encontram nos supermercados de Lisboa. Mas confesso que o sabor também não era de alheira. Consultando a internet descobri agora que são um produto com indicação geográfica protegida.

Uma única farinheira deu para rechear estas quatro metades de courgettes. Depois deitei por cima um fio de azeite e levei ao forno 30/40 minutos. De início coloquei um papel de alumínio em cima, por pensar que se poderiam queimar, mas acabei por o retirar e optar por polvilhar com um pouco de pão ralado. As courgettes foram acompanhadas com uma salada que fará parte da próxima entrada.

6 comentários:

  1. Nunca tinha visto courgettes amarelas mas são muito bonitas!

    Farinheira...infelizmente nas grandes cidades são muito deslavadas. Só...farinha! Mas essas deviam ser muuuito melhores!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu até nem aprecio as farinheiras habituais, mas estas não tinham nada a ver com esse tipo de enchidos.Bjs

    ResponderEliminar
  3. Farinheiras da Guarda são mesmo diferentes e maravilhosas :) e ficaram lindas e muito apetitosas feitas desta maneira :*

    ResponderEliminar
  4. Olá, "mesa para 4"
    Foi com este tipo de farinheiras que também fiz os folhados. Realmente são muito boas! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Querida Fa,
    a sua comidinha tem toda um aspecto tão atraente! Ficaram magníficas assim recheadas!

    ResponderEliminar