sábado, 26 de junho de 2010

Curcubitáceas, curcuma e alecrim

Eu sei que uso e abuso de determinados ingredientes. Aliás, muitas vezes quando o abro apercebo-me que a cor dominante é o amarelo. Este tabuleiro de vegetais (abóbora amarela de espécie não identificada + patisson), vai encontro dos conselhos do Drº. Servan-Schreiber. Apesar de singela anoto a receita neste meu blogue para eu própria não me esquecer, porque também o utilizo como caderno de notas/diário de cozinha.

A receita é facílima. Cortei as abóboras aos bocados, aproveitando a casca, temperei com um fio de azeite, salpiquei com curcuma em pó, com alecrim picado e temperei com pimenta preta. O facto de utilizar esta última especiaria é apenas para potenciar o efeito preventivo da curcuma no tratamento de algumas doenças. Para incrementar ainda as boas propriedades do prato juntei-lhe uns alhos descascados inteiros. Levei ao forno cerca de 20 a 30 minutos.

Aliás, falando em curcubitáceas continua sem solução o mistério da planta que está a crescer no meu terraço. Há várias hipóteses, mas a pouco experiência na área, a não ser como consumidores, ainda não nos permitiu esclarecer o assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário