sexta-feira, 11 de junho de 2010

Courgettes no forno com recheio de atum

As duas imagens que acompanham esta entrada têm em comum o facto de cada uma delas envolver um mistério. No primeiro caso trata-se de uma planta que nasceu num vaso que tenho no terraço. Presumo pelo formato das folhas que deverá pertencer à família das abóboras, mas de que espécie? Não faço a menor ideia. Adoraria que fosse uma potimarrom, mas o mais provável é que ela não cresça o suficiente para chegar a dar algum fruto.

Quanto à imagem inferior corresponde ao último episódio de uma novela que começou com uma posta de atum fresco, que eu pretendia grelhar ou assar, enfim, não sabia muito bem o quê ... , mas a ideia era cortar aos cubos e envolvê-los em sementes de sésamo. Na altura, estava cheia de pressa e não consegui encontrar nenhuma receita, então fui seguindo o meu instinto, que ultimamente me está a levar por caminhos desastrosos. Cortei os ditos cubos, passei-os por óleo de sésamo torrado e depois por sementes de sésamo pretas. Coloquei numa frigideira e fui virando até achar que estavam minimamente cozidos. Depois de provar, como achei que não tinha ficado muito bem, coloquei tudo no forno durante uns 10 minutos. O meu marido até gostou, mas eu não fiquei convencida. No dia seguinte, resolvi fazer um refogado com azeite e cebola, juntando-lhe depois os bocados de atum que tinham sobrado. Com uma colher de pau desfiz o mais possível. A seguir, para dar mais sabor, deitei 1 colher de chá de caril. Como tinha em casa quatro courgettes redondas resolvi escavá-las e rechear o interior com a mistura anterior. Coloquei num tabuleiro e reguei com um fio de azeite. Foram depois ao forno cerca de 20 a 30 minutos, tempo necessário para cozer as courgettes. Até que finalmente achei que tinha um prato comestível!


Com a polpa que retirei das courgettes fiz uma acompanhamento que apresentarei na próxima entrada. Este tipo de courgettes são excelentes para rechear, tanto com peixe como com carne. O mais difícil é encontrá-las no mercado.

2 comentários:

  1. Boa Noite Fa,
    Se um mistério não tem explicação e será o seu fruto revelado revelado com o passar do tempo, outro tem a sua origem na criatividade, determinação e mãos prendadas da Fa que de uns bocadinhos de atum pendentes, consegue rechear magnificamente umas belas beringelas.
    Um beijinho e um excelente fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Olá Isabel. É muito simpática, se visse os disparates culinários que eu já fiz esta semana acho que mudava de ideias. Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar