sábado, 26 de junho de 2010

Bolo de morangos com mistura de farinhas

Este bolo já foi feito há dias o que acontece é que tem vindo a ser ultrapassado por outras coisas fui fazendo. Faz parte do meu aproveitamento de uma série de tipos de farinha que tinha em casa e ao mesmo tempo de algumas experiências que tenho vindo a realizar sobre a textura, resultante das variadas misturas. É um bolo simples, quase que poderei dizer de dieta. Pelo menos foi dessa forma que o apelidaram cá em casa. Ficou agradável para o pequeno almoço, mas deve ser comido já frio, por causa da consistência do polvilho azedo.

Assim, os ingredientes para este bolo foram os seguintes:

- 2/3 de chávena de chá de polvilho azedo
- 1 chávena de chá de farinha de espelta
- 1 chávena de chá de fécula de batata
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo
- 1 colher de sopa rasa de fermento
- 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa cheia de canela
- 1 1/2 chávenas de leite magro
- 2 ovos (claras batidas)
- 1 chávena cheia de morangos em puré
- 1 chávena de morangos inteiros

À semelhança de outros bolos misturar primeiro os elementos secos e depois adicionar os liquidos, deixando para o fim a junção das claras em castelo. Processo que deve ser feito com cuidado. Depois de deitar a massa na forma é que a salpiquei com os morangos inteiros, que ao cozerem se enterraram no bolo, porém ainda continuaram visiveis no topo. Esteve cerca de 30 a 40 minutos no forno.

2 comentários:

  1. Realmente estou sempre a aprebder aqui neste cantinho....está com u bom aspecto. Eu não sou nada "inventora"...ainda ontem a invenção correu tão mal que fiquei sem vontade de não voltar a fazer mais nada...aqui só vejo invenções BOAS, BOAS
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá, Tuquinha
    Também há muita invenções que me correm mal. Acontece! Tenho semanas desastrosas, mas depois recupero. bjs

    ResponderEliminar