segunda-feira, 14 de junho de 2010

Acelgas com trigo sarraceno no forno


A semana passada ofereceram-me um ramo de acelgas biológicas, daquelas que têm um pezinho de cada cor, envolvido em papel celofane, tal como se fosse um ramo de flores. A cena teve mesmo testemunhas, que se divertiram com a minha reacção um pouco espantada ao não ter percebido logo de início a "lógica" da situação. Claro que depois desta romântica oferta fiquei com a obrigação de dar um bom tratamento às referidas acelgas.

Assim, tendo presente o objectivo de conseguir fazer uma alimentação saudável mas ao mesmo tempo gostosa resolvi começar por cozer o trigo sarraceno, seguindo as instruções que vêm no pacote. À parte, lavei as acelgas, cortei-as aos bocados, incluindo os pés, e cozi-as em água, mas não as deixando excessivamente moles. Escorri-as depois num passador. Preparei um refogado com um pouco de azeite e bastante alho picado onde passei as acelgas durante uns minutos para ganharem sabor. Por último, misturei as acelgas ao trigo sarraceno já cozido e escorrido, adicionei um pacotinho de queijo parmesão ralado (40 g) e umas azeitonas pretas partidas aos bocadinhos. Coloquei num tabuleiro de ir ao forno e polvilhei com pinhões. Foi depois ao forno durante cerca de 15 minutos para ganhar um pouco mais de sabor.

Às vezes poderá parecer que me esqueço de referir o sal, mas não é bem assim. Reduzo bastante a quantidade, porque considero que devemos educar o nosso paladar. Ao princípio tinha muitos protestos, mas agora já se estão a habituar. Neste caso penso que basta o queijo parmesão para temperar de sal o prato.

2 comentários: