domingo, 16 de maio de 2010

Empada de frango com quiabos (4º episódio da saga dos iogurtes)

Com esta receita termino a saga dos iogurtes ácidos. Porém, creio que depois desta sequência de pratos irá permanecer alguma tendência para introduzir iogurte (natural e magro) nas mais variadas preparações.

Esta empada começou pela necessidade de utilizar uma embalagem de quiabos que tinha comprado, antes de uma das minhas viagens, de forma a não se estragarem e poderem ser congelados. Assim, preparei um molho de tomate a que depois juntei os quiabos e deixei ferver durante 15 minutos, congelando-os depois de frios. Quando os descongelei coloquei-os de novo a ferver com 1 colher de chá de caril e juntei-lhes ainda 3 peitos de frango cortados aos cubos. Deixei ferver mais 20 minutos.

À parte, preparei uma massa, seguindo uma receita da Babette: 2 e 1/2 chávenas de farinha, 130 g de margarina Becel, 200 g de iogurte e sal q.b.. Dividi a massa em duas porções que estendi com um rolo. Com a primeira forrei uma tarteira onde depois coloquei o recheio, tapando depois com a outra rodela de massa, tendo o cuidado de unir bem a massa no bordo. Pincelei com gema de ovo e levei ao forno por cerca de 20 minutos.

3 comentários:

  1. Esta empada ficou tão apetitosa!
    Adorei a saga!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito desta massa com iogurte. Fica leve e saborosa!... Que rica saga!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. A saga teve um saldo positivo, mas felizmente já tenho novos iogurtes. Bjs

    ResponderEliminar