quinta-feira, 22 de abril de 2010

Gelatinas de horchata de chufa

Se no Inverno um bom chocolate quente com churros é um dos maiores prazeres, em termos gastronómicos, que podemos desfrutar em Madrid. No Verão poderemos conseguir o mesmo efeito com uma deliciosa horchata de chufa bem gelada, consumida numa animada esplanada. Antes só a encontrávamos nessa altura do ano, mas agora já a podemos comprar nos supermercados espanhóis em qualquer momento. Eu sou uma apaixonada tanto pelo chocolate quente como pela horchata, por isso lembrei-me de fazer uma gelatina com base nesta última bebida.
Para o efeito misturei 3 colheres de chá de agar-agar com 250 ml de água. Deixei ferver durante 5 minutos, mexendo bem. À parte, misturei um iogurte grego magro com horchata de chufa até obter 500 ml. Juntei os dois preparados e deitei em formas previamente molhadas com água fria. Depois de desenformadas, passado cerca de uma hora, salpiquei as gelatinas com amêndoas fatiadas.

2 comentários:

  1. Não conheço essa "horchata de chufa"... que bom pretexto para voltar a madrid (ou para fzer esta receita, pelo menos!)
    babette

    ResponderEliminar
  2. É uma bebida excelente num dia de calor. Creio que se pode fazer horchata a partir de vários produtos, mas a mais comum em Espanha é a de chufa (fungo). Bjs

    ResponderEliminar