sábado, 24 de abril de 2010

Fabada (prato típico espanhol)

Ainda não consegui colocar em ordem a "minha cozinha". Mal cheguei já estou outra vez de partida. Desta vez por menos tempo e para um destino mais perto. Hoje farei referência ao almoço de sábado passado, em Madrid, preparado pela minha amiga E., que adora cozinhar pratos típicos espanhóis que levem muitos horas ao lume. Esta "fabada", que nós designariamos por feijoada, levou 5 horas ao lume. Começou a ser feita de véspera e terminou de cozer no próprio dia.

O feijão branco foi inicialmente colocado de molho. Depois foi colocado num tacho com 1/2 tomate madurao, 1/2 pimento verde, 1/2 cebola, 3 alho fatiados, 1 folha de louro grande, sal, 1 chouriço de carne, 1 morcela e um osso de presunto (ou mesmo um bocado). Ao iniciar a cozedura de véspera há a possibilidade de retirar o excesso de gordura no dia seguinte. O mais importante é que todo o processo de cozedura se faça em lume muito brando. Esqueci-me de referir que os ingredientes são cobertos por água com uma altura equivalente a uma mão, colocada no sentido longitudinal. A minha amiga E. não acrescenta mais água ao longo de todo o processo de cozedura, porque considera que isso tira o paladar ao prato. A E. também costuma juntar uma batata aos bocados, já quando falta apenas uma hora ou duas, para ajudar a engrossar o molho.
No final comemos ainda umas tapas, seguindo a boa tradição espanhola. Apesar deste almoço ainda fomos beber e comer um chocolate quente com churros a uma churreria no centro de Madrid.

2 comentários:

  1. Hola!!! Muy rica la fabada, verdad? Todavía me acuerdo del viaje que hicimos a tu casa y los platos de tu madre tan ricos!!! Muhcas gracias por el regalo,la próxima vez que vengas a Madrid espero verte!! Un beso muy fuerte.
    eSCo (la hija).

    ResponderEliminar
  2. Hola, Esco (hija). Tu madre es una excelente cocinera y fabada estava muy buena. Besos

    ResponderEliminar