domingo, 7 de fevereiro de 2010

Quadrados de castanhas


Esta receita foi retirada de um número da Cuisine et Vins de France. Pareceu-me uma proposta interessante, em primeiro lugar por fazer uso de farinha de castanhas, que nunca tinha utilizado, e depois por ter pouco açúcar.

Como ingredientes, para um tabuleiro pequeno, são necessários: 250 g de farinha de castanhas, 50 g de coríntios, 50 g de pinhões, 2 colheres de sopa de pão ralado, 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de açúcar, sal. Comecei por colocar os coríntios de molho em água morna para os hidratar. Paralelamente fiz dourar uns pinhões numa frigideira antiaderente, deixando-os depois arrefecer sobre papel absorvente.

Numa tigela, juntei à farinha previamente peneirada, uma pitada de sal, o açúcar e uma colher de sopa de azeite. Adicionei 30 cl de água e bati a mistura até obter um creme homogéneo. Untei um pirex rectangular com azeite que polvilhei com pão ralado. Deitei a massa dentro a qual deve ficar com uma espessura de cerca de 2 cm. Depois pincelei o bolo com o resto do azeite, coloquei por cima os coríntios espremidos, que enterrei um pouco na massa, e, por último os pinhões. Foi ao forno cerca de 25 minutos, ou seja, o tempo suficiente para se formar uma crosta na parte superior. Deixei arrefecer antes de cortar aos quadrados. Na revista aconselham a servir estes quadrados com gelado de baunilha.

2 comentários:

  1. também me chamaria a atenção a utilização de um ingrediente fora do comum e a referência a pouco açucar... tem um aspecto delicioso!
    beijinhos da Babette

    ResponderEliminar
  2. Não se pode dizer que os gulosos adorem estes quadrados de castanhas, mas gostei da experiência de utilizar esta farinha e penso que a poderei usar noutras receitas, evitando todo aquele trabalho de transformar as castanhas em puré.

    ResponderEliminar