domingo, 7 de fevereiro de 2010

Creme de brócolos com gengibre


Esta receita foi retirada de um livro de Jean-Pierre Cofee, SOS CUISINE, que o meu marido me comprou no aeroporto de Orly. Os aeroportos são locais que nunca me deixam num estado de grande racionalidade, por isso na altura fiquei completamente desesperada com a compra de um livro de cozinha, quando já se aguardava a chamada para o nosso voo de regresso a Lisboa. Mas outro dia, ao consultar o livro que tantos protestos ocasionou, fui conduzida ao capítulo dos "veloutés", que o autor afirma corresponderem a "un bouillon épaissi très onstueux, «bien élevé» et qui a ses entrés sur les tables bourgeois". Assim, na sexta-feira, resolvi assumir o meu lado "bourgeoise" e  fazer um creme de brócolos.

De acordo com a versão original utilizam-se 800g a 1kg de brócolos, 2 colheres de sopa de natas ou 1/2 copo de leite, 2 rodelas finas de gengibre e sal q.b.. Deveria ter cozido separadamente os brócolos e depois adicioná-los a um caldo de aves ou de legumes. Eu resolvi ganhar tempo e utilizar um caldo de verduras que compro na loja de produtos biológicos, e, nesse caldo cozer directamente os brócolos. Deixei ferver cerca de 20 minutos. Retirei o excesso de água com uma concha e deixei-a à parte para o caso de ser necessário juntar, como aconteceu. Depois de triturados os brócolos e de ter juntado um pouco da água que antes tinha retirado, adicionei 2 colheres de sopa de natas de soja, um pouco de sal refinado e o gengibre pelado e cortado em pequenas ripas. O resultado foi um creme bastante agradável, com um sabor refrescante devido ao gengibre.

Sem comentários:

Enviar um comentário