sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Strudel para depois das festividades de fim de ano



Impossível não exagerar nos doces e nas gorduras durante as festas natalícias e de final de ano. Por isso, passado esse tempo e depois de consumidas todas as sobras, é necessário regressar aos bons caminhos, mas sem perder qualidade vida! Assim surgiu este strudel.

- Comecei por cortar em pedaços algumas maçãs reinetas, royal gala, grammy smith e umas pêras rocha. Levei ao lume num tacho com 2 colheres de sopa de água. Juntei-lhe a casca de 1 limão ralado, 2 paus de canela, 1 colher de café de açafrão-das-Índias, 1 pitada de cravinho moído, 3 colheres de sopa de sementes de sésamo e uma mão cheia de passas de uva. Deixei a mistura em fogo lento, num tacho tapado, mexendo de vez quando, até que as frutas começassem a amolecer mas não as deixando totalmente desfeitas. Retirei os paus de canela e deixei arrefecer.

- Aproveitei uns restos de massa filo que me tinham sobrado dos rebuçados de tâmaras, pincelando cada folha com azeite (cerca ce 5 a 6 folhas). No centro coloquei o recheio, enrolando de modo a dar-lhe a forma de strudel. Fiz tdo o processo de montagem sobre papel vegetal de cozinha que por sua vez estava já colocado em cima do tabuleiro do forno. Deste modo evietei o processo sempre delicado de transferência do strudel para o tabuleiro de ir ao forno. Dexei-o alourar cerca de 15 minutos no forno a uma temperatura de 200ºC.

Sem comentários:

Enviar um comentário